quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Hoje seria o dia do comercial de margarina

Hoje começam as aulas de Teoria da Comunicação neste semestre. É um dia que, tradicionalmente, veteranos aparecem na sala do primeiro período para se divertir com a reação dos calouros a uma história que estou batizando agora de "O que um comercial de margarina pode nos dizer sobre o sentido da vida", para parodiar os acachapantes livros mais vendidos de todas as semanas.

Mas, para falar a verdade, eu mesmo não aguento mais essa história. Então hoje não teremos a trajetória da virginal adolescente que consuma seu matrimônio no mais perfeito dos sonhos.
Ao invés disso, tentarei explicar o desenho abaixo:


Entendo. É como se você trocasse o instrutivo, moralmente edificante e agradável livro "Jesus de Gravata", de Marcelo Peruzzo, por uma abstração do tipo "O fetichismo na música e a regressão da audição", de Theodor Adorno.

Ou se perdesse a promoção de férias para adquirir "O que um comercial de margarina pode nos dizer sobre o sentido da vida" e tivesse que aturar, como componente da Cesta Cultural, a obra: "A interação dos indivíduos e das instituições em face da mediatização da sociedade".

Claro, é mais ou menos sobre isso que o esquema aí de cima, de argentino Eliséo Verón, trata.

***
Falando em Cesta Cultural: no dia 19 de agosto, às 19 horas, a egressa de Jornalismo da UniBrasil, Anna Azevedo, lança na faculdade o livro "Dinamite", resultado do seu trabalho de conclusão de curso, orientado pela professora e coordenadora Maura Martins.

A reportagem reconstrói uma das tragédias mais famosas de Curitiba, ocorrida em 1976: a explosão de uma carga de dinamite no bairro Juvevê. À moda de John Hersey, em Hiroshima, Anna reconstrói minuciosamente o dia das pessoas que foram afetadas pelo acidente.

É a segunda publicação, no espaço de um ano, de livros que surgiram de projetos de conclusão de curso de Jornalismo na UniBrasil. Somados à crescente participação de recém-formados em disputados trainnés pelo país, presença constante na premiação do Sangue Novo, a vitória no programa Desafio da Notícia, da Band, e o ingresso imediato de nossos alunos em cursos de pós-graduação - a última, em primeiro lugar no Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Paraná - pode-se dizer que o esforço dos alunos e dos professores tem frutificado.

Os estudantes que começaram na segunda-feira tem um privilégio e uma responsabilidade. Seja através do Jesus de Gravata ou dos herméticos estudos sobre o impacto dos meios de comunicação na sociedade, sair-se bem no jornalismo contemporâneo é muito mais do que aprender técnicas prontas de difusão.

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