sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Todas as teses e dissertações sobre a relação mídia e religião

Mídia e religião: esta é a lista com supostamente todas as dissertações e teses defendidas nos 36 programas brasileiros de pós-graduação em Comunicação desde 2005.

É resultado do projeto de iniciação científica do curso de Jornalismo da UniBrasil, que coordeno há seis meses, e minhas pesquisas pessoais.

A lista serve para o artigo que apresentaremos no final de setembro no Congresso Internacional de Ciências da Religião, em Goiânia.

Caso saiba de alguma pesquisa que não foi contemplada por essa lista, por favor, nos avise!


Dissertações e teses oriundas de PPGs em Comunicação:

AGUIAR, Carlos Eduardo Souza. A sacralidade digital: a mística tecnológica e a presença do sagrado na rede. Dissertação. USP, 2010.

BANDEIRA, Alexandre Dresch. A intersecção dos dispositivos midiáticos e religiosos: midiatização como lógica do consumo na Igreja Universal do Reino de Deus. Dissertação. Unisinos, 2006.

BARBOSA, Rafaela Chagas. “Padrão tecno-estético e mercado televisivo: um estudo sobre a rede Record de Televisão”. Dissertação. Unisinos, 2011.

BEHS, Micael Vier. Estratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha Universal. Dissertação. Unisinos, 2006.

BORELLI, Viviane. Da festa ao cerimonial midiático: as estratégias de midiatização da teleromaria da Medianeira pela Rede Vida. Tese. Unisinos, 2007.

SANCHONETE, Carlos Renan Samuel. Religi@o 2.0: Interações entre igreja e fieis no blog do bispo Edir Macedo. Dissertação. Unisinos, 2010.

CARNEIRO, Larissa Soares Maqtal: histórias dos sacrifícios religiosos nas redes digitais. As narrativas sagradas no website da Brigada dos Mártires de Izzedine Alqassa. Dissertação. PUC MG, 2009.

CRUZ, Mauricio Nascimento. Mídia e Igreja Católica - Cobertura da visita do Papa Bento XVI ao Brasil no jornal Folha de S. Paulo. Dissertação. FCL,  2009.

FIEGENBAUM, Ricardo Zimmermann. A midiatização do campo religioso e processos de produção de sentido. Análise de um conflito anunciado. O caso do Jornal Evangélico da IECLB. Dissertação. Unisinos, 2006.

FIEGENBAUM, Ricardo Zimmermann. Midiatização: a Reforma Protestante do Século XXI? Igrejas, dispositivos midiáticos e sistemas de valor, de visibilidade e de vínculo entre regulações e resistências. Tese. Unisinos, 2010.

FLORES, Ana Cássia Pandolfo. Práticas midiatizadas da canção nova na internet: afetação de lógicas comunicacionais católicas e midiáticas. Disserrtação, UFSM, 2010.

GASPARETTO, Paulo Roque. Midiatização da Religião: processos midiáticos e a construção de novaa comunidades de pertencimento: Estudo sobre recepção da TV Canção Nova. Tese. Unisinos, 2009.

GUEDES JÚNIOR, Olimpio. Folha universal: a manipulação da “boa fé”. Dissertação. Unimar, 2005.

GUSSO, Ana Cláudia. A comunicação de mercado a serviço da igreja: em busca de fidelização. Dissertação. Umesp,  2008.

LEÃO, Frederico Camelo. Saúde, espiritualidade, religiosidade: uma abordagem comunicacional. Tese. PUC SP, 2009.

MAGOSSI, Priscila Gonçalves. Ritual da mídia: os elementos rituais e sua aplicação pelos meios de comunicação de massa. Dissertação. PUC SP, 2008.

MALHEIROS, Celso Alfaro. Religião e TV: um estudo de programas neopentecostais.  Dissertação. FCL, 2008.

MENDES, Edilberto da Silva. A santa negra dos Inhamuns: Um estudo das performances que atualizam o culto à escrava Marciana em Planalto, Arneiroz, Ceará. Dissertação. UFC, 2010.

MIKLOS, Jorge. A construção de vínculos religiosos na cibercultura: a ciber-religião. Tese. PUC SP, 2010.

MININE, André Ricardo. Credibilidade, Segurança e Fé: O uso do jornalismo na programação religiosa da Record. Dissertação. Unesp Bauru, 2008.

SBARDELOTTO, Moisés. “E o Verbo se fez bit”. Uma análise de sites católicos brasileiros como ambiente para a experiência religiosa”. Dissertação. Unisinos, 2011.

MÔNEGO, Jozéli da Rosa. Ponto de luz: a configuração de identidades através de um produto midiático. Dissertação. UFSM, 2010.

PIGNATARI, Rosa  Malena. Show da Fé e de Sentido(s):O universo eclesial com mediação sociocultural. Dissertação. Unesp, 2009.

PULGA, Carmen Maria. Interface - igreja e mídia: uma experiência de comunicação religiosa na web. Dissertação. USP, 2006.

FOLETTO, Rafael. De Bispo a presidente: as representações de Fernando Lugo na mídia impressa brasileira. Dissertação. Unisinos, 2011.

RASLAN FILHO, Gilson Soares. Dai-me almas.O pastoreio midiatizado da TV canção nova. Tese. USP, 2010.

SIERRA GUTIERREZ, Luís Ignácio. A tele-fé: Religião midiatizada. Estratégias de reconhecimento de sentidos religiosos de fiéis do canal Rede Vida de Televisão em Porto Alegre, RS. Tese, Unisinos, 2006.

SILVA, Conceição de Maria Ferreira. Barravento, Orí e Santo Forte: representação das religiões afrobrasileiras no cinema. Dissertação. UFG, 2010.

SILVA, Deborah Pereira da . A comunicação publicitária como reencantamento: a relação entre publicidade e religião no Brasil e na América Latina. Tese. PUC SP, 2008.

SILVA, Fábio Gleiser Vieira. A Igreja Católica e a Comunicação na Sociedade Midiatizada: Formação e Competência. Dissertação. FCL, 2010.

SILVA, Rafael Rodrigues da. Edição e heresia: o livro de Daniel. Tese. PUC SP, 2006.

WEBER, Sílvio. Jornalismo Católico: Jornal O SANTUÁRIO e o encontro entre o Institucional e o Comunitário. Tese. Unisinos, 2010.

TORRES, Hideide Brito. O telejornalismo na construção da identidade religiosa : representações evangélicas no Jornal Nacional e Jornal da Record e sua recepção por fieis metodistas e batistas. Dissertação. UFJF, 2011.

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