sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O monotrilho de Springfield

Em um dos episódios mais memoráveis dos Simpsons, a prefeitura de Springfield usa uma enorme quantia dos cofres públicos para instalar na cidade um trem de superfície caríssimo: basicamente inútil e perigoso. Ironicamente, na cena final um narrador comemora que a população aprendeu sua lição e jamais gastaria o dinheiro público com projetos absurdos novamente. Mas a imagem que vemos é de uma enorme escada rolante que não leva a lugar nenhum.
Pois bem.
O horário eleitoral tem nos mostrado candidatos a deputado que parecem perfeitos para disputar a eleição... em Springfield!  Entre os proponentes à Assembléia ou à Câmara, há alguns que merecem nossa especial atenção.
O meu favorito é um dentre dezenas de "candidatos cristãos" que nesse ano resolveram vincular suas campanhas a causas evangélicas. Sua principal proposta é a construção do "maior monumento da Bíblia no mundo".
Há uma poesia nisso: imagino que o monumento não será legível como livro; deverá conter, no máximo, meia dúzia de palavras com chavões proselitistas e o nome dos políticos envolvidos na "obra". Ou seja, perfeito para um país que ainda tem 14 milhões de analfabetos entre seus adultos.
Mas não são apenas com obras cósmicas que sonham nossos candidatos. Eles também têm o que consideram "propostas": "contra o aborto", "pela pena de morte a estupradores", "pela família brasileira" (que é um eufemismo para "contra o casamento gay!")...
Não estou aqui criticando a posição dos religiosos sobre esses assuntos (se empenhar na pena de morte, contra pesquisas genéticas, contra a liberdade da mulher e das conquistas de gênero é um retrocesso, mas devemos reconhecer e defender o direito de que todos lutem pelas suas convicções), estou notando que a agenda de interesse desses grupos parece residir num mundo que não é o que eu vivo.
Mais de 40% da população brasileira não tem água encanada e esgoto.
E um candidato manda uma corrente pela internet pedindo que as pessoas boicotem um filme ficcional que trata Jesus como gay. Aliás, pior que isso. Pedindo que se assine uma lista solicitando que o filme seja PROIBIDO no país.
E milhares de crianças nem chegam à escola porque os pais não conseguiram fazer registro de nascimento.
Os problemas de trânsito, poluição e desperdício são cada vez mais emergenciais. Qual é a proposta dos candidatos para isso?
Bom, talvez não seja prudente falar em "trânsito", pois alguém pode aparecer com um monotrilho luxuoso como solução...
A mídia tem evidente parcela de culpa nisso. O que vem sob a tag de "política" no noticiário, em geral se resume a exploração de escândalos fragmentados e desproporcionais. Quando se fala de "ética", considera-se meramente notícias de crimes ou supostos crimes.
É cedo para dizer, mas suspeito que a cobertura das eleições passadas foi muito mais madura que a atual. O que aconteceu para que o jornalismo desse um passo para trás? Condescendente, relativista, incapaz de se envolver em qualquer polêmica verdadeira, a mídia é um reflexo da própria atuação dos candidatos: severamente anti-intelectual, pobre e proselitista.

Um comentário:

  1. "Você sabe o que faz um deputado fereral? Eu também não! Mas vote em mim que depois eu te conto" Tiririca.

    A celebre frase do cantor e humorista - mais homorista que cantor é verdade - mostra com fidelidade a que tantas anda nossa democracia.

    A mídia, que deveria agir ativamente, se envolver na discutição do que é relevante para a sociedade, parece apenas promover, publicizar o discurso pobre, carregado do senso comum dos candidatos.

    A história do monotrilho me fez lembrar um outro absurdo eleitoral, mas na câmara de vereadores aqui da capital.

    Em 2007, foi aprovado por lá um projeto que previa a construção do portal da vaca, na entrada do meu bairro.

    A inspiração do celebre vereador, sempre preocupado com as causas da cidade, teria vindo da história do imigrante da região, que teria perdido sua vaca no bairro e saiu batento de casa em casa, procurando pela baca-cherry. Ela, a "Vaca Cherry", seria agora imortalizada como simbolo do local.

    Isto é a politica brasileira... E a mídia o que é?

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir