sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bolsas de iniciação científica.

Aqui está o edital para quem quer se candidatar à bolsa do projeto de iniciação científica que coordeno na UniBrasil.

                                                                        

                                                    EDITAL /2012


      PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA   

      A Coordenação do Curso de Jornalismo  torna público à comunidade acadêmica o presente Edital, que fixa as normas referentes ao Processo Seletivo para escolha de 03 (três)  estudantes bolsistas de iniciação científica para o curso de graduação em Jornalismo, bem como estabelece o intervalo de 14 de outubro a 21 de outubro do corrente ano como período de seleção.

1  Da iniciação científica:
1.1. Iniciação à atividade de pesquisa que visa contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, bem como, estimular a formação de profissionais de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica, além de colaborar para a integração dos corpos discente e docente, concretizando os objetivos educacionais estabelecidos pelo Regimento das Faculdades Integradas do Brasil;
1.2. É compromisso do bolsista de iniciação científica, a partir do mês de abril de 2010, integrar-se às atividades de pesquisa desenvolvidas por docentes das Faculdades Integradas do Brasil, nas áreas para as quais foram escolhidos;
1.3. Ao estudante selecionado de acordo com o atendimento dos critérios descritos no artigo 2.1 deste Edital, será repassado, a título de bolsa de iniciação científica, R$ 100,00 (cem reais), durante o período de abril de 2012 dezembro de 2012. Assim, a bolsa de iniciação científica terá duração de 8 (oito) meses, podendo ser renovada, salvo a hipótese de exclusão do monitor em razão do não cumprimento de suas obrigações.
1.6. A bolsa será concedida na forma de descontos na mensalidade.
1.7 A atividade de iniciação científica  não implica vínculo empregatício e suas atividades são regidas em contrato específico.

2    Dos critérios de seleção
2.1 Poderá se inscrever no processo seletivo para o Programa Institucional de Iniciação Científica o aluno regularmente matriculado no curso de graduação em Jornalismo e que atenda aos seguintes critérios:
I) Que apresente uma carta de intenção (1  a 2 laudas) na qual justifique seu interesse pelo desenvolvimento de pesquisa dentro da temática “Metodologias que priorizam o ator individual como agente da ação social”.
II)  Que apresente declaração – datada e assinada - de que disponibilizará de 15 horas semanais para as atividades de Iniciação Científica.
III) Ter frequência de mais de 75 % nas disciplinas já realizadas e nas disciplinas em curso;
IV)  Ter  sido aprovado integralmente em todas as disciplinas do 1º período do Curso de Jornalismo da UniBrasil (em casos de alunos que já concluíram o primeiro período);
V)  Não estar  matriculado no último período do curso;
VI) Apresentar bom desempenho acadêmico (não tendo sido reprovado – por frequência ou nota -  em nenhuma disciplina cursada).

§ Único: em caso de empate em todos os critérios discriminados no artigo 2.1 deste Edital, para o desempate será utilizado nesta ordem: i) o maior IRA (Índice de Rendimento Acadêmico); ii) estar cursando no 1º semestre de 2010 período mais avançado.
2.2 A Comissão de Seleção será formada pela Coordenadora do Curso de Jornalismo da UniBrasil,  professora Maura Oliveira Martins  (presidente)  e pelos professores Victor Emanoel Folquening (coordenador), e Elaine Javorski (membro).

3   Das inscrições
3.1  Os candidatos deverão fazer suas inscrições enviando o texto solicitado por email – mauramartins@gmail.com - no período de 14 de outubro a 21 de outubro de 2011, até às 18h;
.

4. Dos resultados
4.1. A Coordenação do Curso de  Jornalismo divulgará no dia 27/10/2011,  em edital  o resultado do processo seletivo.

5  Das disposições gerais
5.1 Tanto os bolsistas de Iniciação Científica quanto os professores orientadores estarão obrigados a atenderem as solicitações da Coordenação de Publicações, Pesquisa e Extensão, bem como, ao cumprimento do calendário de atividades por ela estabelecido.
5.2 Os casos omissos neste edital serão analisados pela Comissão de Seleção do processo seletivo para alunos bolsistas de Iniciação Científica  do curso de Jornalismo  da UniBrasil.

                       Curitiba, 12 de outubro de 2011           
               
                                                               Profª Maura Martins  
                                                   Coordenadora do Curso de Jornalismo
                                                     Presidente da Comissão de Seleção
                                                             Prof Victor Emanoel Folquening
                                                            Coordenador e Orientador do Projeto
                                                                Profª Elaine Javorski  
                                                                         Membro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário