Você não vê cultos inteiros da IURD na tv, embora a seita tenha nascido em plena mediatização e saiba, como nenhuma outra, usar os recursos eletrônicos para difundir seus interesses. Na tv, você vê programas de testemunhos e shows de música gospel. Essa programação, no entanto, não esgota o produto principal da Universal: o culto presencial. É lá, no auditório caprichado, de luzes suaves e ar condicionado, que a fortuna simbólica da igreja se consagra. As pessoas consomem a IURD na tv para serem convidadas ao ambiente concreto de comunidade.
A intenção aqui é semelhante (advertência: é a única semelhança!). O papel desse espaço é estimular e dar amparo a debates sobre temas de Comunicação que interessam a estudantes de graduação. Na sala de aula, no corredor, nas mesas públicas e privadas, é que a conversa se aprofunda, ganha novas polêmicas, suscita outros problemas.
Mas quais temas interessam aos estudantes de graduação? Bom, essa seria uma pergunta para eles. Por isso outro papel aqui é agendar esse interesse. Assim, descaradamente. E reconheço que não é tarefa muito fácil, pois se trata do estimulante, palpitante, eletrizante mundo da epistemologia e da metodologia de pesquisa, assuntos que, todos sabemos, são campeões de audiência em todas as comunidades jovens do mundo acadêmico (lado a lado com sistemas métricos ultrapassados e comparação entre solas de calçado).
Tornar a pesquisa sobre o espaço atraente não é bem um desafio muito duro, como a antecessora de Spok na Entrepise pode nos mostrar |
A elaboração do Contrabando na mídia foi sugerida em oficina de blogs na Semana Pedagógica da UniBrasil, que ocorre nesta semana. Meus primeiros leitores, aqui, foram convidados a partir de uma linha informal de pesquisa que desenvolvo com alunos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda das Faculdades Integradas do Brasil e com o afeto de meus colegas Maura Martins, coordenadora do curso de Jornalismo, e Felipe Harmata Marinho, professor, pesquisador de web e manager do sítio 91 Rock.
Bem-vindos e obrigado pela generosa atenção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário